sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Prevenção à cegueira - Semana Mundial da Visão

Pais e professores...de olhos abertos para a prevenção à cegueira

AMBLIOPIA é uma deficiência no desenvolvimento da visão, onde um ou os dois olhos não apresentam um amadurecimento normal desde o nascimento da criança. A doença deve ser detectada e tratada antes dos quatro anos, quando a visão ainda está em pleno desenvolvimento. Se não tratada até os sete anos, a perda da visão do olho doente é considerado irreversível, e a visão fica definitivamente comprometida.
A ambliopia atinge cerca de 4% das crianças de todo o Brasil. Em muitos casos, por não apresentar nenhum tipo de sintoma específico, a deficiência passa despercebida pelos pais, professores e pediatras.
Por isto a importância da informação, divulgação e prevenção do problema que se diagnosticado nos primeiros anos de vida, tem tratamento.
É importante a ida ao oftamologista, mesmo quando a criança não apresenta sintomas de problemas na visão. Muitas vezes a criança enxerga perfeitamente mas apenas com a visão de um olho. Como a criança sempre enxergou assim não percebe que só tem um olho “bom”. A ambliopia também é conhecida como “olho preguiçoso”.
Quando descoberto a tempo, o tratamento é simples mas precisa de persistência, com o uso de um tampão ocular que bloqueia a visão do olho “bom” para que o olho “preguiçoso” assuma a capacidade de enxergar.
As causas: A ambliopia ocorre quando, por alguma razão, o olho não consegue melhorar a visão mesmo usando a correção (óculos). Outras vezes no estrabismo (olho torto), um dos olhos assume a preferência e enxerga bem e o outro, menos participativo, deixa de desenvolver a capacidade visual plena. Existe também a ambliopia causada por lesões oculares (ulcera de córnea cicatrizada, cicatriz retiniana por toxoplasmose etc.). Portanto a ambliopia é sempre causada por alguma coisa que atrapalha ou prejudica a travessia da luz até a retina. E se a imagem se forma de maneira incorreta na retina, o cérebro não capta com toda a precisão. Se nada for feito, este olho que não tem imagem perfeita é deixado de lado e o outro assume o comando da visão.
Fonte: http://www.oftalmopediatria.com.br/texto.php?cs=7
www.todeolhotampao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário